A seleção de maio do Bekaa Wine Club Black 2020

23 de Maio de 2020    Leonardo    Vinhos

img

Na seleção de maio, o Bekaa Wine Club Black apresenta um vinho espanhol e um argentino, oferecidos a preços especiais, com excelente custo/qualidade. Vamos aos vinhos.

A Família Ramón Roqueta sempre esteve ligada a Bages, na Catalunha. Em 1898 estabeleceu-se em Manresa, mas atualmente a vinícola e vinhedos estão localizados em Fonollosa. Na fazenda há 54 hectares de vinhas. Faz parte do grupo as Bodegas: Abadal, La Fou, Crinroja e Ramón Roqueta. Abadal nasceu com a ilusão de nutrir e aumentar o enorme potencial de Bages como região vinícola. A vinícola está enraizada na tradição da produção de vinho há mais de nove séculos e seu espírito inovador a mantém viva. Os vinhos de Abadal são expressivos e autênticos, e evocam sensações que emergem da paisagem arborizada que envolve a vinícola. Abadal valoriza as variedades nativas à medida que elas adquirem sua expressão máxima em sua terra natal. Picapoll, Mandó e Sumoll são exemplos vivos do espírito da região. Abadal   lidera projetos de pesquisa que estudam a recuperação de variedades nativas da região de Bages.

Lafou  El Sender 2016 -  elaborado com Garnacha Negra (60%), Syrah (30%) e Morenillo (autóctone de Terra Alta)(10%). com 6 meses de passagem por barricas de carvalho francês (80%) e do centro-europeu (20%), de 1-4° uso. Sem clarificação e filtração. Foram elaboradas 6500 garrafas. Teor Alcoólico de 14,5%. A coloração é de um rubi intenso, com bordas granada. Os aromas mostram amora, framboesa, ameixa e cereja, anis, chocolate, notas balsâmicas e leve tostado. Na boca mostra um corpo volumoso, repetindo-se as sensações olfativas, com taninos macios e integrados. Um marcante adocicado, que se mantém no longo e agradável final, onde o chocolate amargo prevalece. Avaliação: 92/100 Pontos. Preço: R$ 155,00, aos membros do Bekaa Wine Club Bllack.

 

A família Arizu tem uma forte herança européia, cuja origem, em uma pequena cidade chamada Unzue, no país basco, remonta ao século XVIII. Em 1890, Leoncio Arizu chegou à Argentina em busca de novas oportunidades e fundou a vinícola em Mendoza em 1901. Lá, eles decidiram unir forças com a família Bosca, outra família antiga e próspera, originária do Piemonte, na Itália, e fundaram o que hoje conhecemos como Vinícola Luigi Bosca – Família Arizu . O legado de Leoncio Arizu continua hoje, após 114 anos, nas mãos de seus netos e bisnetos que mantêm essa tradição de produzir bons vinhos. Os Arizu foram protagonistas das grandes mudanças da viticultura argentina, inclusive participando ativamente da fundação do primeiro DOC da Argentina, em 1989: a Denominação de Origem Luján de Cuyo . As oito fazendas de Luigi Bosca estão localizadas nas áreas mais prestigiadas de Mendoza: Luján de Cuyo (Los Nobles, Spain e La Linda), Maipú ( Ell Paraiso e Don Leoncio)e Valle de Uco (Los Miradores e  Miralejos) . As diferentes variedades que são colhidas foram trazidas da Europa na última década do século XIX, portanto, as vinhas de hoje são o resultado da seleção dos melhores daqueles antigos vinhedos da família. Utiliza-se de práticas biodinâmicas em seus vinhedos, inclusive obedecendo ao ciclo lunar.

Luigi Bosca Cabernet Sauvignon 2017 – elaborado com 100% Cabernet Sauvignon, vinhdos de Luján de Cuyo e Maipú, com mais de 50 anos. Amadurecimento de 14 meses em barricas de carvalho francês. Teor Alcoólico de 13,9%. A coloração é de um rubi intenso e brilhante. Os aromas mostram ameixa, cassis, amora, pimenta verde, especiarias e toque floral. Na boca apresenta um bom corpo, taninos firmes e bem integrados, acidez equilibrada, repetindo as sensações do olfato. Longo final frutado, com o toque de pimenta se mostrando. Avaliação: 91/100 Pontos. Preço: R$ 110,00, aos membros do Bekaa Wine Club Black.

Para participar dessa seleção mensal do Bekaa Wine Club é só contatar o wineclub@bekaa.com.br ou pelo  telefone (17)98111-5657. Vale a pena!

Perbacco - Osvaldir Castro

http://perbaco.com.br/

Matéria específica:

http://perbaco.com.br/a-selecao-de-maio-do-bekaa-wine-club-black/