A seleção de maio do Bekaa Wine Club Clássico 2020

21 de Maio de 2020    Leonardo    Vinhos

img

A seleção de maio do Bekaa Wine Club Clássico apresenta um vinho argentino e um chileno, oferecidos a preços especiais, com excelente custo/qualidade. Vamos a eles.

Bodega Luigi Bosca, da Família Arizu, situada em Luján de Cuyo,  conta com uma trajetória de mais de 100 anos na indústria vitivinícola argentina. Dirigida atualmente pela terceira e quarta geração, constitui um dos poucos estabelecimentos vinícolas que, ao longo das décadas, permanecem em mãos da família fundadora e, por seu prestígio, tornou-se um paradigma do vinho nacional. A Luigi Bosca conta com 7 fincas na província de Mendoza: Los Nobles, La Linda, La España, Don Leoncio, El Paraíso, La Puntilla e Los Miradores. Ao todo são mais de 700 hectares dedicadas ao cultivo, estudo e entendimento da videira. As diferentes variedades que se produzem nestas fincas, foram trazidas da Europa na última década do século XIX. Utiliza-se de práticas biodinâmicas em seus vinhedos, inclusive obedecendo ao ciclo lunar.É um dos estabelecimentos produtores com maior participação no mercado argentino de vinhos premium; além disso, suas etiquetas estão presentes nos cinco continentes e chegam a mais de 50 países do mundo. Atualmente, a vinícola produz 8 milhões de garrafas de vinho das quais 60% é vendido no mercado externo, principalmente nos Estados Unidos, no Canadá e no Brasil. Produz os vinhos  La Linda, Luigi Bosca Reserva e Selectos da Família Arizu. Em Vistalba, a família Arizu possui a Finca Los Nobles, onde estão plantadas Cabernet Sauvignon e Alicante Bouchet há mais de 90 anos.

Luigi Bosca Tabu Malbec 2016 – elaborado com 100% Malbec, de videiras com mais de 30 anos, com breve passagem (3 meses) por carvalho francês e americano. Teor Alcoóllico de 13,5%. A coloração é de um rubi escuro e brilhante. Os aromas mostram ameixa, amora, cereja, especiarias, baunilha e algo floral. Na boca apresenta um corpo médio, com taninos suaves, bem integrados, acidez equilibrada, repetindo as sensações do olfato. Bom final frutado com o toque  floral se mostrando. Avaliação: 89/100 Pontos. Preço: R$ 63,00, aos membros do Bekaa Wine Club Clássico.

A De Martino, vinícola fundada em 1934, hoje na quarta geração, tem vinhedos por todo Chile, já que busca o lugar mais apropriado para cada variedade.  Tem vinhedos de Cabernet Sauvignon em Cachapoal , de Chardonnay  no vale de Limari, Cinsault e Moscatel no vale de Itata e Syrah em Choapa. E são deles os mais altos vinhedos chilenos, em Elqui, de onde vem um magnifico tinto, o Alto Los Toros, um blend de Syrah e Petit Verdot. Em 2011 a De Martino, tendo à frente o enólogo Marcelo Retamal, começou a acabar com a padronização (colheita tardia para obter uvas muito maduras,açucaradas, muita madeira, muita levedura), em que os vinhos não têm identidade e todos se parecem. A mudança: nada de ácido tartárico (para dar acidez às uvas ultra maduras), nada de leveduras adquiridas em mercado, nada de barricas novas para os tintos,  leveduras nativas e foudres para os vinhos tops. A De Martino faz hoje vinhos de Novo Mundo no estilo Velho Mundo: vinho mais suave, magro, elegante, fino, fresco e gastronômico. Uma vinícola sutil, na palavra do crítico britânico Hugh Johnson em seu Pocket Wine Book 2013. Foi eleita a melhor vinícola do Chile em 2011.

De Martino Isla de Maipo Cabernet Sauvignon 2017 – elaborado com 100% Cabernet Sauvignon, com amadurecimento de 6 meses em barricas de carvalho usadas. Teor Alcoólico de 13,5% . A coloração é de um rubi de média intensidade e borda mais clara. Os aromas mostram frutas vermelhas, pimenta preta, algo de alcaçuz, cravo e canela. Na boca apresenta um corpo médio, com taninos suaves e bem integrados, acidez equilibrada e toque herbáceo. Agradável final, com a fruta se mostrando. Avaliação: 88/100 Pontos. Preço: R$ 62,00, aos membros do Bekaa Wine Club Clássico.

Para participar dessa seleção mensal do Bekaa Wine Club é só contatar o wineclub@bekaa.com.br ou pelo  telefone (17)98111-5657. Vale a pena!

Perbacco - Osvaldir Castro

http://perbaco.com.br/

Matéria específica:

http://perbaco.com.br/a-selecao-de-maio-do-bekaa-wine-club-classico-3/