A seleção de novembro do Bekaa Wine Club Clássico

01 de Dezembro de 2020    Leonardo    Vinhos

img

A seleção de novembro do Bekaa Wine Club Clássico apresenta dois vinhos portugueses do premiado Domingos Alves de Sousa, um tinto e um branco, oferecidos a preços especiais aos membros do clube, com ótima relação custo/qualidade. Vamos aos vinhos.

A produção de vinhos é uma tradição familiar para Domingos Alves de Sousa. Seu pai (Edmundo Alves de Sousa) e avô (Domingos Alves de Sousa) tinham já sido vitivinicultores do Douro.Ele não iniciou de imediato a sua vida profissional no negócio de família; foi por muito tempo fornecedor de uvas para a Casa Ferreirinha e a Sociedade dos Vinhos Borges, duas tradicionais casas da região. Engenheiro formado, Domingos abandonou a carreira em 1987 para se dedicar à vitivinicultura, tradição em sua família em terras do Douro. Mas sua primeira decisão foi a de deixar de ser um fornecedor de Vinhos do Porto para grandes exportadores, passando a se dedicar ao desenvolvimento de vinhos tranquilos do Douro. Atualmente, Domingos planta 130 hectares de vinhas, em 5 quintas:   Quinta da Aveleira: foi aqui que nasceu Domingos; muito embora tenha sido herdade por outro ramo da família, Domingos mais tarde a comprou de volta; situada em cotas altas, é a aposta do produtor para as uvas brancas;  Quinta das Caldas: com 6 hectares, também foi adquirida por Domingos, e tem uma importância histórica por ter pertencido à famosa D. Antonia, a Ferreirinha;  Quinta da Estação: são 4 hectares de excelente exposição debruçados na margem direita do Douro;   Quinta da Gaivosa: a mais emblemática das propriedades do produtor, possui 25 hectares com vinhas de mais de 60 anos e foi onde tudo começou e onde está localizada a adega e  Quinta do Vale da Raposa: contígua à Gaivosa, esta quinta possui 12 hectares de vinhas velhas e 6 hectares de vinhas mais recentes. Domingos conta com o auxílio de seu filho Thiago, enólogo residente, formado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e com a consultoria de um dos mais reputados enólogo portugueses, Anselmo Mendes.

 

Alves de Sousa Estação Tinto 2017 – elaborado com Tinta Roriz e Tinta Barroca, proveniente de vinhas reestruturadas com menos de 20 anos. Sem madeira, estagiando 4 meses em cubas de inox e 3 meses, período mínimo em garrafa. Teor Alcoólico de 45%. A coloração é de um rubi intenso e brilhante. Os aromas mostram frutas vermelhas (framboesa, groselha, morango), algo de pimenta, toques herbáceos e florais. Na boca apresenta um corpo médio, com taninos suaves , bem integrados ao frutado, com acidez pontual. Bom final, com intenso frutado. Avaliação:  88/100 Pontos. Preço: R$ 61,00, aos membros do Bekaa Wine Club Clássico.

Alves de Sousa Estação Branco 2018 – elaborado com 60% Malvasia Fina, 30% Rabigato e 10% Viosinho. Teor Alcoólico de 12,5%. A coloração é de um amarelo palha muito límpido e brilhante. Os aromas mostram abacaxi, lima, lichia e toques cítricos. Na boca apresenta  acidez pontual, repetindo as sensações do olfato com um toque de mel, que se destaca no bom final. Avaliação: 89/100 Pontos. Preço: R$ 64,00, aos membros do Bekaa Wine Club Clássico.

Para participar dessa seleção mensal do Bekaa Wine Club é só contatar o wineclub@bekaa.com.br ou pelo  telefone (17)98111-5657. Vale a pena!

Perbacco - Osvaldir Castro

http://perbaco.com.br/

Matéria específica:

http://perbaco.com.br/a-selecao-de-novembro-do-bekaa-wine-club-classico-4/