A seleção de novembro do Bekaa Wine Club Premium de 2020

30 de Novembro de 2020    Leonardo    Vinhos

img

Na seleção de novembro, o Bekaa Wine Club Premium apresenta um vinho chileno e um vinho francês, oferecidos a preços especiais, com excelente custo/qualidade. Vamos aos vinhos.

A De Martino, vinícola fundada em 1934, hoje na quarta geração, tem vinhedos por todo Chile, já que busca o lugar mais apropriado para cada variedade.  Tem vinhedos de Cabernet Sauvignon em Cachapoal , de Chardonnay  no vale de Limari, Cinsault e Moscatel no vale de Itata e Syrah em Choapa. E são deles os mais altos vinhedos chilenos, em Elqui, de onde vem um magnifico tinto, o Alto Los Toros, um blend de Syrah e Petit Verdot. Em 2011 a De Martino, tendo à frente o enólogo Marcelo Retamal, começou a acabar com a padronização (colheita tardia para obter uvas muito maduras,açucaradas, muita madeira, muita levedura), em que os vinhos não têm identidade e todos se parecem. A mudança: nada de ácido tartárico (para dar acidez às uvas ultra maduras), nada de leveduras adquiridas em mercado, nada de barricas novas para os tintos,  leveduras nativas e foudres para os vinhos tops. A De Martino faz hoje vinhos de Novo Mundo no estilo Velho Mundo: vinho mais suave, magro, elegante, fino, fresco e gastronômico. Uma vinícola sutil, na palavra do crítico britânico Hugh Johnson em seu Pocket Wine Book 2013. Foi eleita a melhor vinícola do Chile em 2011.

De Martino Carmenère Reserva 347 Vineyards 2016 – elaborado com 100% Carménère, com amadurecimento de 6 meses em tanques de concreto. Teor Alcoólico de 13,5%. A coloração é de um  purpúreo luminoso, de média concentração, com ótimo brilho e transparência. Os aromas mostram framboesa, goiaba, toques de menta e algo terroso. Na boca apresenta um bom corpo, com taninos suaves e bem integrados, leve adstrigência e acidez pontual. Bom final frutado, com a menta se mostrando. Avaliação: 89/100 Pontos. Preço: R$ 87,00, aos membros do Bekaa Wine Club Premium.

Existem duas explicações diferentes para a origem do nome do castelo de la Gardine . Uma diz que se trata  da localização geográfica do palácio e sua função defensiva (la garde = o guarda ) .A outra diz que o nome deriva da família Gardini, os senhores da Entraygues e Fragues perto de Orange, que teriam sido os proprietários do palácio. De uma forma ou de outra, os relatórios confirmam a existência da propriedade desde 1699. Um cadastro que data de 1763 menciona vinhas e pomares. Em 1872, a casa da fazenda foi construído com o dobro do tamanho do palácio original . Houve um grande número de proprietários diferentes , como Anselme Mathieu , um famoso poeta  da Provence, a quem uma parte das vinhas pertenciam. A família de Brunel , que  comanda a vinícola desde 1670, adquiriu a propriedade em 1945, juntamente com cerca de 10 hectares de vinhedos.  Gaston Brunel expandiu  a propriedade , em 1948, construindo uma praça ,  e uma  torre de 22 metros de altura. Maxime Brunel seguiu os passos de seu pai , em 1956 , acompanhado por seu irmão Patrick , em 1964.modernizando as instalações e comprado mais vinhedos. Gaston Brunel morreu em 1986. Depois de terminar seus estudos em viticultura e enologia em Beaune, ofilho de Maxime começou a trabalhar na propriedade , e em 1989 sua irmã Marie- Odile se juntou à equipe depois de terminar seus estudos de enologia e marketing internacional , em 1994.O Château de la Gardine   possui 48 hectares de uvas tintas e 4 hectares de uvas brancas. As vinhas em algumas parcelas foram plantadas por volta de 1925 .

Brunel de La Gardine Côtes du Rhône 2018 – elaborado com 65% Grenache, 20% Mourvèdre e 15% Syrah, com amadurecimento em tanques de cimento por 4 meses. A coloração é de um granada com halos violáceos. Os aromas mostram frutas vermelhas, notas terrosas, pimenta branca, toque floral e algo de mineral. Na boca apresenta corpo médio, taninos firmes e sedosos, repetindo as sensações do olfato. Bom final frutado com o toque mineral se mostrando. Avaliação: 91/100 Pontos. Preço:R$ 98,00, aos membros do Bekaa Wine Club Premium.

Para participar dessa seleção mensal do Bekaa Wine Club é só contatar o wineclub@bekaa.com.br ou pelo  telefone (17)98111-5657. Vale a pena!

Perbacco - Osvaldir Castro

http://perbaco.com.br/

Matéria específica:

http://perbaco.com.br/a-selecao-de-novembro-do-bekaa-wine-club-premium-3/