Os vinhos de novembro do Bekaa Wine Club Black 2019

03 de Dezembro de 2019    Leonardo    Vinhos

img

Bekaa Wine Club Black é um novo lançamento do Bekaa Wine Club. Em novembro apresenta um Supertoscano e um argentino, oferecidos a preços especiais, com excelente custo/qualidade. Vamos aos vinhos.

A história da família Boceli se inicia há quase três séculos com o patriarca, Bartolomeo Bocelli, que na época trabalhava nas terras do príncipe Corsini. Anos depois, Gaspero Bocelli, seu filho, compra uma pequena propriedade rural em Lajatico para cultivo de grãos, oliveiras, mel e criação de gado para o consumo da família. Mais tarde, Alcide Bocelli, avô de Alberto e Andrea, herda a propriedade, e, juntamente com o filho Alessandro – comerciante de máquinas agrícolas – expande os vinhedos e moderniza as instalações para a produção. Quando Alessandro Bocelli adoece gravemente, no final da década de 1990, o desejo de ambos os filhos – Andrea já gozava de sucesso e reconhecimento –  era mostrar-lhe, antes de morrer, seu vinho engarrafado. Mas eles não tiveram tempo, pois em 2000 o pai morre. Foi então que ambos decidiram renovar a vinícola e os vinhedos e começar um sério processo de produção com a ajuda do engenheiro agrônomo e enólogo Paolo Alfredo Tocchini Caciorgna. Hoje, a vinícola conta com cerca de 130 hectares, dos quais sete são vinhedos, e tem como base uma administração familiar, onde cada um tem uma participação definida. O comando é de Alberto e  Andrea Bocceli, um pouco mais distante devido às turnês internacionais, mas sempre atento aos negócio. A propriedade ocupa uma área que concentra vinhedos antigos, com mais de 70 anos, e cresce no cultivo de varietais toscanas como: Sangiovese, Canaiolo, Colorino, Malvasia e Trebbiano. Atualmente, a casta francesa Cabernet Sauvignon tem lugar de destaque na propriedade e os vinhedos recebem atenção especial com cultivo e manejo totalmente sustentável, sem uso de defensivos químicos. Atualmente, a Bocelli Family Wines  produz cerca de 400 mil garrafas por ano que são destinadas ao mercado internacional.

BOCELLI TENOR ROSSO 2017 – elaborado com 34% Cabernet Sauvignon, 33% Sangiovese e 33% Merlot, com amadurecimento de 8 meses em carvalho. Teor Alcoólico de 13%. A coloração é de um rubi intenso e brilhante com reflexos violáceos. Os aromas mostram flores, frutas escuras como cassis, especiarias (sálvia) , cereja e cacau. Na boca apresenta bom corpo, taninos firmes, acidez equilibrada, frutas maduras e leve picância. Longo final frutado com o cacau se mostrando. Avaliação: 91/100 Pontos. Preço: R$ 157,50 no BEKAA Wine Club Black.

Bodega Luigi Bosca, da Família Arizu, situada em Luján de Cuyo,  conta com uma trajetória de mais de 100 anos na indústria vitivinícola argentina. Dirigida atualmente pela terceira e quarta geração, constitui um dos poucos estabelecimentos vinícolas que, ao longo das décadas, permanecem em mãos da família fundadora e, por seu prestígio, tornou-se um paradigma do vinho nacional. A Luigi Bosca conta com 7 fincas na província de Mendoza: Los Nobles, La Linda, La España, Don Leoncio, El Paraíso, La Puntilla e Los Miradores. Ao todo são mais de 700 hectares dedicadas ao cultivo, estudo e entendimento da videira. As diferentes variedades que se produzem nestas fincas, foram trazidas da Europa na última década do século XIX. Utiliza-se de práticas biodinâmicas em seus vinhedos, inclusive obedecendo ao ciclo lunar.É um dos estabelecimentos produtores com maior participação no mercado argentino de vinhos premium; além disso, suas etiquetas estão presentes nos cinco continentes e chegam a mais de 50 países do mundo. Atualmente, a vinícola produz 8 milhões de garrafas de vinho das quais 60% é vendido no mercado externo, principalmente nos Estados Unidos, no Canadá e no Brasil. Produz os vinhos  La Linda, Luigi Bosca Reserva e Selectos da Família Arizu. Em Vistalba, a família Arizu possui a Finca Los Nobles, onde estão plantadas Cabernet Sauvignon e Alicante Bouchet há mais de 90 anos.

LUIGI BOSCA MALBEC  2016 –elaborado com 100% Malbec, com amadurecimento Envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho. A coloração é de um rubi intenso, com tons violáceos e muito brilho. Os aromas mostram frutas vermelhas, geléia (ameixa), notas sutis de caramelo e baunilha, toque de alcaçuz, algo herbáceo e picante. Na boca apresenta um bom corpo, com taninos intensos e acidez equilibrada. Bom final frutado com a baunilha se mostrando. Avaliação 90/100 Pontos. Preço: R$ 107,50 no BEKAA Wine Club Black.

Para participar dessa seleção mensal do Bekaa Wine Club é só contatar o wineclub@bekaa.com.br ou pelo  telefone (17)98111-5657. Vale a pena!

Perbacco - Osvaldir Castro

http://perbaco.com.br/

Matéria específica:

http://perbaco.com.br/os-vinhos-de-novembro-do-bekaa-wine-club-black/