Vinhos Caros?

17 de Agosto de 2015    Leonardo    Vinhos

img

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando se fala em preços de vinhos, pensamos em qualidade, história e marketing!!!
Porém verdade seja dita, até quanto um vinho vale depois de colocarmos na ponta do lápis? E sim eu sei do que estou falando, pois eu e meu marido, produzimos vinho, pensamos em qualidade, estágios em madeira, quanto vai sair este vinho para o mercado, como fazer bom vinho e ter bom resultado com preços razoáveis, however, estamos sempre preocupados com as melhores garrafas, a rolha certa e obviamente o vinho que vai ser vendido no mercado e o marketing por trás disso.

 

vinhos Caros

Quando pensamos em preços e em quem estipula os preços de um vinho, também podemos e devemos lembrar do que vem por traz disso… Quer um exemplo clássico??? Bordeaux!!! Sim as regiões de Bordeaux foram e ainda se segue este modelo, classificadas pelo valor do vinho, lembrando que não se discutia diretamente a qualidade. Pronto temos aqui uma questão de denominação origem que foi ditada por quem vendia os vinhos, e ainda o faz.
Mas onde eu quero chegar? O cenário atual vem mudando e muito com os últimos anos e antes tinha-se verdadeira adoração pelos vinhos caros e os grandes nomes e marcas que trazem status, assim como teve a febre dos Chefes de cozinhas como verdadeiras estrelas, Enólogos como deuses do vinho e os sommelieres ufa, estes então… Verdadeiros chatos cheio de verdades absolutas. Porém o cenário atual já não sustenta mais esta visão, pois o vinho tem sido visto de forma cada vez mais simples e penso eu de forma cada vez mais certa. Um publico cada vez mais jovem, tem escolhido o vinho como opção e o sommelier tem que rebolar para não ser entediante e inventar formas mais criativas para mostrar seus vinhos e fazer cartas mais atraentes, pois a oferta já é grande e entra muita coisa ruim e questionável no mercado. Uma opinião mais pessoal é que para ser sommelier hoje em dia, é preciso abrir a mente para todas as novidades no mercado de bebidas, digo mesmo todas, estudar e se atualizar e já não dá mais para fingir que sabe ou que faz só porque gosta de vinhos, tem que ser profissional, bem informado e inclusive acho que os sommeliers ganham e muito em aprender como os bartenders trabalham, uma variedade extraordinária de cores e sabores em suas bebidas. Claro que vai ter muito sommelier torcendo o nariz para o que eu acabei de dizer.

sideways.0Não, não estou sendo ingênua ou talvez seja, mas de qualquer forma não estou discutindo ainda sobre taxas e impostos, pois isso fica para outra matéria, mas sim o universo sobre o glamour que o vinho e seus autores, assim como os narizinhos de ouro ganham e muito neste contexto de vinhos mais caros, mais difíceis e com assinaturas muitas vezes que mais pasteurizam o vinho do que acrescentam na qualidade, pois não precisa ir longe para saber que se Michel Rolland assinou e o Parker pontuou foi porque perdeu estilo e terroir, mas ganhou madeira. E ainda no quesito Marketing, quem do mundo do vinho não assistiu Sideways e automaticamente passou a amar Pinot Noir e odiar a Merlot??? Assim como os preços fizeram o mesmo.

Porém o mercado mudou, esta acessível e mais interessante, os vinhos caros e as opiniões engomadas e cheio de flores se tornam chatos, desinteressantes. Quando perguntam me porque pensamos em fazer vinhos de preço acessível? A minha resposta é sempre a mesma, o vinho tem ter qualidade, tem que surpreender, tem que pagar as contas obviamente, mas tem que dar prazer e ser acessível, assim como os profissionais por trás dele.

 

Links

Blog Pessoa Wines:

http://pessoawines.me/

Matéria Específica:

http://pessoawines.me/2015/06/30/vinhos-caros/